domingo, 18 de setembro de 2011

Fórum prega políticas públicas para preservação do patrimônio cultural escolar

Sílvio Anunciação
Edição das imagens:
Everaldo Silva
Cristina Menezes: políticas públicas precisam funcionar

[15/9/2011] Em mais uma edição do Fórum Permanente sobre os Desafios do Magistério, a Faculdade de Educação (FE) da Unicamp reuniu autoridades e pesquisadores de todo o Estado de São Paulo para acenar sobre a importância de políticas públicas para a preservação do patrimônio cultural escolar. O evento, organizado também pela Associação de Leitura do Brasil (ALB) e Rede Anhanguera de Comunicação (RAC), aconteceu nesta quinta-feira (15), no Centro de Convenções da Unicamp.

“A proposta é justamente trazer pessoas de outras instâncias. Estão presentes aqui representantes do Arquivo do Estado de São Paulo e do Centro de Referência Mário Covas, para que possamos ter uma discussão mais ampla. Nosso objetivo é também sensibilizar autoridades para que as políticas públicas em prol da preservação de fato funcionem e nos ajude para que daqui a alguns anos nós não precisemos voltar aos porões destas instituições para recuperar esse material”, afirmou Maria Cristina Menezes, organizadora do evento e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Cultura Escolar e Cidadania (Civilis) da FE.

forum_mesa_290x240_110915.jpgCristina Menezes foi responsável pela recuperação de grande parte do arquivo histórico da Centenária Escola Normal de Campinas. Junto com colaboradores, ela resgatou mais de mil documentos produzidos pela instituição, registrados no livroInventário Histórico Documental: Escola Normal de Campinas (1903-1976) – De Escola Complementar a Instituto de Educação.

“Agora, estamos trabalhando com os três primeiros grupos escolares de Campinas e com o antigo Colégio Culto à Ciência, hoje Escola Estadual. O Colégio começou a funcionar em 1874. Campinas tem um acervo e uma história riquíssima”, justifica. Ainda de acordo com ela, o Arquivo do Estado de São Paulo está com a proposta de fazer trabalho de preservação com uma equipe itinerante. “É interessante porque não é somente na área da educação, é em todas as repartições públicas do Estado. E no nosso caso, veio ao encontro do que nós já estávamos fazendo na Faculdade de Educação há 10 anos”, lembra.

O diretor da Faculdade de Educação, Sérgio Antônio da Silva Leite, salientou a importância dos Fóruns do Magistério, “espaço em que os grupos de pesquisa da FE podem compartilhar suas ricas pesquisas e conhecimentos acumulados”.
Carmen Zink Bolonhini, da Coordenadoria Geral da Unicamp (CGU), disse que “o conhecimento sobre a história é fundamental, é a base que nos permite construir o futuro”. Também participaram da abertura do evento, Alessandra da Silva, da Diretoria Regional de Ensino Campinas Leste; Gabriela Rigotti, da ABL e Fabiano Ormaneze, da RAC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário